O que é a reforma do ensino médio?

A Lei nº 13.415/2017, aprovada em 16 de fevereiro de 2017, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 e estabeleceu novas diretrizes e obrigações para o segmento do ensino médio com o objetivo de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje e já considerando a complexidade das novas demandas da sociedade e do mundo do trabalho.

Principais Mudanças

Carga horária mínima passa de 800 horas letivas ano para 1 000 horas a partir de 2022.

Qual a proposta do Centro Educacional para o novo ensino médio?

Coleção infinito para o ensino médio

A nova solução educacional apresenta o DNA COC em modelo híbrido. Apoiada por recursos digitais e impressos, síncronos ou assíncronos, estimula múltiplas abordagens pedagógicas e recursos didáticos.

A distribuição das sequências didáticas entre conteúdos comuns para a formação geral básica dos estudantes (de acordo com a Matriz de Competências e Habilidades da BNCC) e itinerários formativos à escolha dos estudantes, contempla, direta ou transversalmente, tanto as quatro áreas do conhecimento (Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), quanto os quatro eixos estruturantes (Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural, Empreendedorismo). Essa solução atende também às habilidades do ENEM e aos pré-requisitos dos principais vestibulares ainda em curso.

Como serão Os itinerários formativos do Centro Educacional?

Apresentamos os Itinerários Formativos Acadêmicos COC (IFACs), que, de acordo com a área de interesse dos estudantes, complementam sua formação geral.

Os IFACs, por meio de componentes curriculares, valorizam a diversidade de saberes e vivências culturais e a apropriação de conhecimentos e experiências que possibilitem aos estudantes entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. Em consonância com a realidade contemporânea dos estudantes, os IFACs estimulam a compreensão e utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares.

A proposta do Centro Educacional oferece no mínimo quatro Itinerários Formativos organizados por áreas do conhecimento:

Da combinação desses quatro IFACs resultam mais seis Itinerários Formativos Integrados:

Posso personalizar meu itinerário?

Sim. Na proposta COC, ampliando os Itinerários existentes (com disciplinas eletivas, por exemplo). Mediante adequação ao Currículo Estadual e, em caso de divergência, aprovação pelas Secretarias de Educação (Ex.: São Paulo).

Como ficam os conteúdos regionais no novo ensino médio?

Cada Secretaria Estadual pode incluir conteúdos específicos, como a história e/ou geografia da região, uma tradição específica do estado ou, ainda, a escola pode acrescentar um projeto característico da comunidade.
Por exemplo, trabalhar a questão da formação populacional da região, abordando ondas de imigração, sua cultura e tradições.
A Coleção Infinito COC EM possibilita que conteúdos específicos sejam incorporados à carga horária regular em qualquer ano do ensino médio.
Por reservar, das 40 semanas letivas anuais, 10 delas para folgas de programação ao longo do ano, tem-se tempo disponível para projetos locais e outras ações da escola parceira.

Com a carga horária do novo ensino médio, como fica a aplicação do ensino médio amarelo?

A Coleção Infinito para o Ensino Médio é uma solução educacional estruturada em duas fases, com três níveis:

Fase 1: Extensão e Aprofundamento

  • 1ª Série.
  • 2ª Série.

Fase 2: Aprofundamento e Preparação

  • Terceirão®.
Assegurar aos estudantes um ensino médio de acordo com os novos parâmetros apresentados pela Reforma do Ensino Médio (BNCC, Itinerários Formativos e 1000 horas anuais), que ainda atenda aos pressupostos do atual Enem (Competências e Habilidades) e às especificidades dos vestibulares ainda em curso são os pilares dessa nova solução educacional. Para tal, a distribuição de todas as habilidades citadas, evidenciadas pelos conteúdos programáticos dos componentes curriculares, acontece ao longo dos três anos do ensino médio. A utilização do novo material didático no formato “aplicação Amarela” diminuiria em um semestre a abrangência da nova proposta. Nesse momento de transição, a Coleção Infinito para o Ensino Médio COC será desenvolvida em formato semelhante à “aplicação Azul”

fonte: https://www.coc.com.br/ensino-medio


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