Desenvolvimento socioemocional
Covere | 18/10/2024
Nos Anos finais do Ensino Fundamental, é o período em que os alunos amadurecem, entram na puberdade e se tornam adolescentes. Assim, eles passam por grandes transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. Como consequência, os adolescentes, nesse período da vida, transformam suas relações sociais e seus laços afetivos, intensificando as ligações com os pares de idade e as aprendizagens referentes à sexualidade e às relações de gênero, acelerando o processo de ruptura com a infância, na tentativa inconsciente de construir valores próprios. Ao mesmo tempo, com o aumento da habilidade de manipulação simbólica, seu horizonte intelectual é ampliado, resultando na capacidade de construir raciocínios mais abstratos. Os alunos, assim, tornam-se crescentemente capazes de ver as coisas a partir do ponto de vista dos outros, superando, por essa maneira, o egocentrismo próprio da infância, desenvolvendo capacidades sociais imprescindíveis para a cidadania. Essa capacidade de descentralização é importante na construção da autonomia e na aquisição de valores morais e éticos.
Os desafios tecnológicos também exercem um papel importante de inclusão digital dos alunos. A escola pode, assim, usar esses recursos ao seu favor através das metodologias ativas, e multiplicar os seus propósitos educativos. Devemos considerar que o advento tecnológico, os meios de comunicação, nas sociedades em que vivemos contribuem fortemente para transformar os alunos no processo de aprendizagem, o que também favorece o diálogo e a comunicação entre professores e alunos.
Deixe seu e-mail e receba novidades e informações da Centro Educacional de Andradina