Desenvolvimento socioemocional
Covere | 18/10/2024
Ensino Fundamental, hoje com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, abrangendo estudantes geralmente de seis a catorze anos. Portanto, no decurso do Ensino Fundamental, crianças e adolescentes passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros. Essas mudanças impõem desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, principalmente em relação a rupturas que ocorrem na passagem entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e, no interior deste, entre os Anos Iniciais e Finais. É importante considerar, portanto, as especificidades dos sujeitos em cada uma das etapas de escolarização e, no caso específico do Ensino Fundamental, em cada fase da etapa. São sujeitos (crianças e adolescentes) de faixas etárias cujo desenvolvimento está marcado por interesses particulares, relacionado aos seus aspectos físico, emocional, social e cognitivo em constante interação. Como sujeitos históricos que são, as características de desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental estão muito ligadas a seus modos próprios de vida e suas múltiplas experiências culturais e sociais, de forma que seria mais adequado falar de infâncias e adolescências, no plural.
Deixe seu e-mail e receba novidades e informações da Centro Educacional de Andradina